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Esmarn promove curso sobre motivação e liderança organizacional

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) realizou o curso Motivação e Liderança, destinado aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN). O curso tornou-se necessário em decorrência da preocupação em formar profissionais com habilidades que favoreçam o alcance dos objetivos organizacionais, e, ao mesmo tempo, contribuam para um bom clima organizacional. Mais de 40 servidores participaram da formação ministrada pelo professor e psicólogo Carlos Henrique Souza da Cruz, no dia 20. O docente afirma que o curso atrai os servidores porque muitos deles “enfrentam problemas de relacionamento com seus pares ou com a chefia; alguns desses [conflitos] envolvem liderança e liderado, e isto está no campo das relações humanas dentro do trabalho”. E relata ainda que “nesta formação, eu procuro desenvolver a parte prática das relações, para que as pessoas possam se posicionar dentro do seu campo de atuação como pessoa, e não como um chefe ou um liderado”. Em relação ao eixo temático do curso, o professor Carlos Henrique reflete sobre temas como o relacionamento humano e o gerenciamento de conflitos. Ele considera muito importante ir além da teoria nessa formação, para que o servidor possa levar aquilo que foi aprendido no curso para dentro do seu ambiente de trabalho. Uma das situações práticas colocadas pelo docente é como o servidor se posiciona frente aos desafios da vida de trabalho. Diante dessas situações é necessário “ter um diálogo franco e honesto consigo mesmo, para poder transpor essa confiança em si aos seus pares de trabalho; quando eu me relaciono melhor comigo mesmo, eu começo a me relacionar melhor também com as pessoas que trabalham comigo”, retifica Carlos Henrique. Para o servidor Francisco Ribeiro de Faria, da Secretaria de Gestão Estratégica, o curso serviu para promover uma melhor gestão de conflitos e das relações humanas. Segundo Francisco Ribeiro, “o professor tocou em pontos essenciais, pois abordou desde as relações humanas aos pontos de liderança. Além disso, mencionou as resoluções de conflitos, que no serviço público são muito comuns, pois passamos muitos anos trabalhando com as mesmas pessoas. E muitas vezes [os conflitos] são causados por motivos simples, como estresse e excesso de trabalho. Então, esses pontos levantados no curso irão nos ajudar no nosso ambiente de trabalho”.
23/11/2017 (00:00)
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